Transtornos de Personalidade

Transtornos de Personalidade

Por

Os transtornos de personalidade são definidos e tratados pela psiquiatria. Esses transtornos são caracterizados por traços emocionais diferenciados e personalidade abalada. O indivíduo que apresenta algum tipo de transtorno de personalidade costuma apresentar um comportamento inflexível, que prejudica sua adaptação no meio social.

Os transtornos de personalidade causam sofrimento, dificuldades de relacionamento e incomodação para os pacientes. Esses distúrbios precisam de tratamento qualificado para amenizar os sintomas.

É comum que os transtornos comecem a se manifestar no início da idade adulta. Segundo especialistas, os transtornos de personalidade são crônicos e podem durar a vida inteira, caso os pacientes não busquem o tratamento.

Existem diversas causas para o aparecimento desses transtornos. Eles podem ter relação com traumas e vivências da infância e da adolescência. O tratamento desses problemas costuma ser demorado, variando de pessoa para pessoa.

Conheça os principais tipos de transtornos de personalidade:

Transtorno de Personalidade Paranóide – É caracterizado pela desconfiança crônica. Os indivíduos que sofrem do problema acham que estão sendo enganados a todo momento, duvidam da lealdade das pessoas, são rancorosos e se sentem constantemente ameaçados.

Transtorno de Personalidade Esquizóide – As pessoas que sofrem desse transtorno não conseguem se envolver e manter relações sociais. Esses indivíduos se afastam de relacionamentos íntimos, amizades e convívio social.

Transtorno de Personalidade Esquizotípica – É caracterizado por atitudes estranhas e excêntricas. As pessoas que sofrem desse transtorno podem apresentar crenças infundadas, ilusões e discurso extravagante. Esses indivíduos não conseguem manter amizades e relações sociais.

Transtorno de Personalidade Borderline – É marcado por emoções à flor da pele. Os indivíduos com esse transtorno são impulsivos, podem tentar suicídio, têm acessos de raiva, são hiper reativas e emotivas.

Transtorno de Personalidade Narcisista – É caracterizado por um sentimento de superioridade, necessidade de admiração e desprezo pelas outras pessoas. São indivíduos arrogantes, que gostam de ressaltar suas qualidades e sentem a necessidade de humilhar e rebaixar os outros para se sentirem maiores e mais importantes.

Transtorno de Personalidade Anti-social - Afeta indivíduos que não respeitam os direitos dos outros. São pessoas mentirosas, impulsivas e enganadoras. Sempre buscam tirar vantagem de todas as situações.

Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva – É marcado pela preocupação excessiva com a organização, o perfeccionismo e o controle. São pessoas que se dedicam muito ao trabalho, mas não se importam com o lazer.

Transtorno de Personalidade Dependente – É caracterizado por um comportamento de dependência. Essas pessoas têm necessidade de serem cuidadas, sentem medo de separações e têm dificuldades para tomar decisões.

Leia também! Assuntos relevantes