Toxoplasmose

Por

A Toxoplasmose é uma doença infecciosa, causada por um protozoário que recebe o nome de Toxoplasma gondii. A toxoplasmose também é conhecida como a doença do gato, e pode ser transmitida por meio da ingestão de alimentos contaminados e também de mãe para filho, no caso de mulheres grávidas.

Apesar de ser uma doença praticamente sem sintomas, a toxoplasmose é grave. Em estágios avançados, a doença pode causar cegueira, convulsões e até a morte. Esta é uma doença com tratamento feito à base de antibióticos.

Na transmissão, o agente causador, o Toxoplasma gondii, pode ser originário do solo, da areia, do lixo, de fezes de gatos infectados, entre outras fontes. Um dos principais riscos de contaminação é a ingestão de carne crua infectada, principalmente carne de porco.

A incubação da doença demora de 10 a 23 dias. A doença não é transmitida de uma pessoa para outra. Em alguns casos, a toxoplasmose pode levar ao acometimento pulmonar, hepático ou cerebral. Por isso, é fundamental procurar um médico ao notar qualquer desconforto ou sintoma estranho.

Outra ocorrência que merece atenção é a toxoplasmose neonatal, que acontece por meio de infecção intrauterina. Nestes casos, a doença pode levar à prematuridade, bebês fora do peso, estrabismo, entre outros problemas graves, como a microcefalia, por exemplo. As mulheres grávidas precisam realizar testes sorológicos na gestação para descartar a hipótese da doença.

A principal prevenção é tomar todos os cuidados com a alimentação, evitando a ingestão de carnes cruas ou malcozidas. Além disso, é importante evitar contato com fezes de gato.

O tratamento para a doença deve ser recomendado pelo médico, de acordo com o estágio da doença e com a condição de cada paciente. Pode ser necessário o tratamento com fármacos específicos.

Leia também! Assuntos relevantes