Todos os países do mundo cobram Imposto de Renda?

Todos os países do mundo cobram Imposto de Renda?

Por

Muitos países cobram o imposto de renda de seus contribuintes. Esse imposto é cobrado a partir do rendimento mensal ou anual dos assalariados do país. O imposto é importante para compor o orçamento de nações como Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, Suécia, Finlândia, entre outras...

Com a crise financeira na Europa e nos EUA, os governos se viram obrigados a discutir a cobrança do imposto de renda, aumentando suas alíquotas.

Em 2011, a consultoria e auditoria KPMG realizou uma pesquisa em 96 países para divulgar as nações que mais arrecadam com os impostos de renda de seus cidadãos. O topo da lista foi ocupado por Dinamarca, Suécia e Caribe. O percentual máximo do imposto de renda cobrado atualmente é de 59%.

No ano passado, a Espanha elevou o nível de imposto para pessoas físicas em 2 pontos percentuais, passando para 45% do rendimento dos cidadãos. A França também estuda um modo de aumentar o imposto de renda para contribuintes que apresentam rendimentos mais altos.

Vários países contam com taxa de imposto superior a 35%. No Reino Unido, por exemplo, a taxa é de 50% da renda declarada.

Leia também! Assuntos relevantes