Tipos da Dengue

Tipos da Dengue

Por

A dengue é uma doença viral, que ataca em lugares com características tropicais. O vírus causador da doença existe em quatro sorotipos.

Em alguns países da América do Sul, inclusive no Brasil, flutuam pelos mosquitos os tipos 1, 2, 3 e 4.

No Brasil, o tipo 4 da doença ficou extinto por 28 anos. Mas em 2010, casos de dengue importados provavelmente da Venezuela e instalados em Roraima e Amazonas ajudaram a espalhar o sorotipo 4 pelas outras regiões do país.

Pessoas que já foram contaminadas por outro tipo de dengue, como 1, 2 e 3, apresentam risco maior de atingir gravidade clínica se contaminadas pelo tipo 4.

As grandes complicações em qualquer tipo da dengue acontecem na fase hemorrágica da doença.

Existem algumas formas de apresentação da dengue, independente do tipo com o qual a pessoa foi contaminada.

Na infecção inaparente, mesmo contaminada, a dengue é assintomática. Isso é o que acontece com a maioria dos casos.

A dengue clássica é semelhante à ação do vírus da gripe no organismo, com sintomas de febre alta, cansaço, dor no corpo, dor de cabeça, vômitos e manchas na pele. Esses sintomas podem durar até 7 dias.

A dengue hemorrágica é uma apresentação grave dos sintomas em contato com o qualquer tipo do vírus. A doença altera a coagulação sanguínea. Os sintomas iniciais são parecidos com os da dengue clássica. Porém, depois do 4 dia de infecção o quadro clínico piora, com apresentação de sangramentos externos e internos. Os sangramentos podem ser vistos pela urina, nariz, gengivas e durante a evacuação retal.

A síndrome de choque da dengue, última e mais séria apresentação da doença, desenvolve no paciente queda ou falta de pressão arterial. Outros sintomas são palidez e perda de consciência.

As complicações nesse caso de dengue são ainda mais fortes se comparadas à dengue hemorrágica. A evolução desse quadro apresenta alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática e derrame.

É importante conscientizar a população de que a melhor maneira de combater a dengue é eliminando os focos de criadouros do mosquito. O agente transmissor se desenvolve em recipientes com água parada.

Leia também! Assuntos relevantes