Entre os vários tipos e estilos de textos, temos um que se destaca pela riqueza e também pela complexidade de sua formação: estamos falando do texto poético, uma expressão literária de grande importância. O texto poético pode ser classificado como aquele que é escrito em versos e que apresenta uma linguagem específica, com significados profundos e recursos especiais.

Os textos poéticos são escritos pelos poetas, a partir de experiências pessoais, sentimentos, fatos, reflexões, etc. O poeta pode ser considerado a voz do poema. O texto poético apresenta maneiras únicas de expressar algo por meio das palavras. É um texto expressivo, sensível, com ritmo e, até mesmo, uma musicalidade própria.


Características do texto poético

O texto poético também é conhecido como poema ou poesia, uma obra escrita na qual cada linha recebe o nome de verso, e cada conjunto de versos recebe o nome de estrofe. Na estrutura do texto poético, as estrofes são separadas por meio de um espaço em branco e podem ser formadas por um ou mais versos.

É possível classificar as estrofes de acordo com o número de versos que elas possuem. No texto poético, todos os signos usados têm o objetivo de transmitir uma mensagem e gerar uma reflexão ou sentimento no leitor. As palavras são usadas com forte preocupação estética e com muita organização.

O texto poético também emprega recursos estilísticos, com o intuito de expressar emoções. Para tanto, cada poeta usa seus recursos linguísticos e estilo próprio. Nos primórdios da criação desse tipo de texto, os poemas eram produzidos para serem apresentados ao público de forma cantada e, por isso, até hoje, eles apresentam certa musicalidade.

O texto poético é composto basicamente por versos, estrofes e pelo ritmo. Esse tipo de produção literária exige do leitor um posicionamento ativo para decodificar o conteúdo da forma correta, alcançando a emoção que a mensagem pretende transmitir.

Além disso, no gênero poético, a estética é uma grande preocupação do autor. Por isso, esses textos são criados com o uso de muitas linguagens metafóricas, licença poética e outros recursos. Conheça mais sobre os principais elementos do texto poético:

  • Sujeito poético – É quem fala sobre as experiências, sentimentos e vivências.
  • Verso – É cada uma das linhas que fazem parte do poema.
  • Estrofe – É o conjunto de versos separados com um espaço em branco. As estrofes podem ser monósticas, dísticas, tercetas, quadras, quintilhas, sextilhas, sétimas, oitavas, nonas e décimas.
  • Rima – É todo som semelhante apresentado no final dos versos. As rimas acompanham um esquema rimático e podem ser emparelhadas, cruzadas ou interpoladas. Os versos que não rimam são chamados de versos soltos.
  • Métrica – Diz respeito à medida do verso (número de sílabas métricas gramaticais).

Leia também! Assuntos relevantes