Texto Dissertativo-Argumentativo

Quando nos deparamos com o desafio de escrever um texto dissertativo-argumentativo, seja em provas escolares ou vestibulares, é preciso ter em mente que este tipo de produção textual tem o objetivo de defender um ponto de vista ou tema apresentado, o que não significa que o texto deva ter a opinião pessoal do redator.

A base deste tipo de dissertação é a defesa de um raciocínio dentro de um determinado contexto ou realidade. Sendo assim, o autor deve ter argumentos e dados que o ajudem a apresentar justificativas para suas ideias. Por isso, é essencial estar sempre atualizado, ler jornais e revistas e acompanhar tudo o que está acontecendo de mais relevante no Brasil e no mundo. Afinal, em provas de redação, o tema da dissertação é sempre um mistério, e é preciso estar preparado para o que vier!

Como escrever uma dissertação argumentativa?

Três elementos importantes para uma boa dissertação argumentativa são: a apresentação do ponto de vista e dos argumentos e a análise crítica. O texto tem a missão de testar a argumentação do autor.

A dissertação pode ser feita na terceira pessoa do plural, apresentando os argumentos de maneira objetiva e impessoal. É importante manter uma postura imparcial, mesmo que você tenha um posicionamento sobre o assunto. Ao adotar uma abordagem distanciada do tema, o autor consegue fazer com que o leitor aceite melhor as ideias colocadas no texto.

Confira um exemplo de texto dissertativo-argumentativo:

Ex.:
O cenário político e econômico do Brasil vem passando por tempos desafiadores. A movimentação em torno dos diversos casos de corrupção, a falta de ética nas relações políticas e institucionais e os bilhões desviados dos cofres públicos colocam a população em um desolador estado de desesperança e incapacidade.

Veja que neste trecho não se usou a primeira pessoa do singular ou do plural. Essa é uma característica clara da impessoalidade do texto. Mesmo que ele esteja transmitindo uma visão pessoal, o autor não usa frases como “Eu vejo que”, “Eu acredito que”, “Na minha opinião”.

Nas redações, empregue sempre a escrita objetiva, na terceira pessoa do plural e com argumentos consistentes. Antes de fazer uma prova que cobre um texto dissertativo-argumentativo, pratique suas redações em casa e se informe sobre tudo o que pode ser usado como tema para o texto.

A redação dissertativa-argumentativa é um gênero textual muito importante, que forma e influencia a opinião do leitor. Este é o tipo de texto cobrado na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, normalmente, apresenta temas voltados às questões de ordem social, cultural, política ou científica. Para escrevê-lo, use o seguinte esquema: apresente o problema, faça a argumentação e a defesa do ponto de vista, organize bem as ideias, apresente dados (se possível) e faça uma boa conclusão, apresentando uma solução para o problema inicial.