Texto dissertativo tema o amor

Texto dissertativo tema o amor

Por

O amor é um dos sentimentos mais estudados pelos pesquisadores. De uma forma ou de outra, todos querem entender o poder que este misterioso sentimento tem sobre o comportamento e as reações físicas do ser humano.

Para a ciência, o amor é um estado de espírito que traz diversos benefícios, pois estimula regiões do cérebro e libera hormônios importantes para a sensação de bem-estar e felicidade. Uma pesquisa da Universidade de Stanford comprovou que o amor é um sentimento mais poderoso do que já se imaginava. De acordo com os pesquisadores que se dedicaram à análise do amor por 30 anos, este sentimento é capaz até de desempenhar um efeito analgésico no organismo humano.

Isso significa que as pessoas apaixonadas têm um corpo com mais capacidade de combater dores físicas. Os pesquisadores afirmaram que o amor provoca o aumento da atividade da região do cérebro onde é produzida a dopamina, uma substância que atua como neurotransmissor e é responsável pela sensação de alegria e felicidade. A dopamina dos apaixonados consegue neutralizar completamente qualquer sensação de dor.

Agora, deixando a ciência de lado, é possível reconhecer o amor como algo que oferece prazer e realização pessoal para as pessoas. O amor pode significar afeição, compaixão, querer bem, desejo e paixão. De uma forma geral, todos estes padrões de comportamento estão relacionados ao vínculo emocional estabelecido com um parceiro.

O comportamento amoroso influencia os estímulos sensoriais e psicológicos do ser humano e, por isso, é importante para manter a motivação e a alegria. Os pesquisadores discutem as diversas formas de amor, como o amor físico, o amor platônico e o amor romântico, mas a grande verdade é que o amor é o sentimento que salva o homem e impede que os seres humanos se tornem duros e indiferentes ao sofrimento do próximo.

Leia também! Assuntos relevantes