Entenda o conceito de texto descritivo e saiba como interpretá-lo!

O texto descritivo, como o próprio nome deixa claro, faz uma descrição de alguma coisa. A ideia é apresentar detalhes, informações e características sobre um fato, objeto, pessoa, animal, acontecimento, entre outras coisas. Esse tipo de texto é pensado para transmitir ao leitor uma imagem e uma ideia ampla de algo, com suas qualidades e impressões particulares.

A descrição precisa ser feita da forma mais detalhada possível, a fim de facilitar o entendimento do fato e permitir a criação de uma imagem mental do acontecimento ou objeto. Com isso, o leitor consegue interpretar corretamente as informações e formatar uma interpretação ou opinião.

Ao escrever um texto descritivo, é fundamental mencionar aspectos relevantes, características e diferenciais de cada fato, lugar, personagem ou objeto. Também é possível utilizar trechos descritivos dentro de textos narrativos, sendo este um recurso que valoriza a narrativa e apresenta informações detalhadas para o leitor sobre acontecimentos.

De uma forma geral, as principais características presentes na estrutura do texto descritivo são: introdução que apresenta e identifica aquilo que será descrito, o desenvolvimento que apresenta aspectos importantes daquilo que é o foco do texto, e a conclusão que finaliza a caracterização daquilo que é o foco da descrição.


Leia também:
Texto Narrativo


Características do texto descritivo

O texto descritivo garante muita liberdade de criação ao autor, pois este formato de texto não está limitado por tempo ou espaço. É possível descrever todos os tipos de objetos, pessoas, situações e personagens. Em geral, os textos descritivos utilizam muitos adjetivos e locuções adjetivas, além de verbos de estado.

A linguagem precisa ser clara, objetiva e dinâmica, a fim de atrair a atenção do leitor. O vocabulário deve ser variado e é possível abusar de figuras de linguagem, comparações e outros recursos que valorizem a descrição. No caso da descrição de personagens, vale a pena reforçar aspectos físicos, psicológicos e emocionais.

O texto precisa ser equilibrado, rico e de alta qualidade. A ideia é captar impressões, representar algo ou alguém em palavras e criar uma verdadeira imagem daquilo que está sendo descrito, a fim de que o leitor possa criar um retrato em sua mente.

Na hora de escrever, é importante enumerar todas as informações e características importantes para a descrição, como cor, peso, textura, aroma, dimensão, altura, comprimento, clima, localização, função, vegetação, sensações, emoções, entre outros aspectos. Um bom texto descritivo é um verdadeiro retrato verbal, composto por introdução, desenvolvimento e conclusão. A descrição pode ser subjetiva, com destaque das impressões pessoais do autor; ou objetiva, com informações e formas exatas e realistas.

Leia também! Assuntos relevantes