Terrorismo

Por

O terrorismo é um fenômeno social desencadeado por ideais radicais, religiões e governos extremistas. O terrorismo tem deixado o mundo em alerta nos últimos anos por se tratar de uma forma de violência capaz de causar grande destruição e perdas de vidas.

As formas mais comuns de terrorismo acompanhadas na atualidade utilizam-se de carros-bomba, cartas-bomba e homens-bomba para atacar uma nação ou grupo.

Além das causas religiosas, o terrorismo acontece por motivações políticas, econômicas, sociais e étnicas. Esse fenômeno ganhou destaque no século XX pelo alto índice de crimes e guerras.

O terrorismo é praticado por grupos organizados que, quase sempre, acreditam na nobreza de suas causas e na justiça com as próprias mãos. Muitas pessoas que morrem pelo terrorismo acabam sendo consideradas como santos ou heróis.

O termo "terrorismo" foi utilizado pela primeira vez em 1798, no Suplemento do Dicionário da Academia Francesa, como referência ao regime de terror que devastou o país entre 1793 e 1794.

A maioria dos grupos terroristas que atuam nos dias de hoje está localizada no Oriente Médio, como o Grupo da Justiça Internacional do Egito, o Hezbollah, a Al Qaeda, o Hamas - Movimento de Resistência Islâmica, e o Jihad Islâmico da Palestina.

Também existem grupos terroristas na Europa e na América Central, como o ETA - Pátria Basca e Liberdade, e as Farc - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Um dos episódios de terrorismo mais lembrados no mundo é o atentado contra o World Trade Center, em Nova York. Depois desse acontecimento, os Estados Unidos declararam guerra ao terror, dando início aos conflitos bélicos do Afeganistão e do Iraque.

Leia também! Assuntos relevantes