Geografia

Terrorismo hoje no mundo

O terrorismo tem abalado as estruturas do mundo ocidental e chocado os cidadãos de diversos países do mundo. Principalmente o terrorismo islâmico tem assumido a realização de atentados em vários países.

Em janeiro de 2015, a França ficou em luto depois que homens armados mataram 12 pessoas num atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo. O ataque foi realizado por 3 homens encapuzados e armados com metralhadoras AK-47.

Os terroristas entraram na redação do jornal Charlie Hebdo durante uma reunião de pauta e abriram fogo contra os jornalistas e cartunistas. O caso criou uma grande comoção mundial.

Agora, em junho de 2015, mais um acontecimento chocante. Atentados terroristas foram realizados em três países de três continentes: França, Tunísia e Kuwait. Os terroristas eram do grupo Estado Islâmico.

Artigos relacionados

Na França, houve explosão, pessoas feridas e uma pessoa decapitada. Na Tunísia, cerca de 37 pessoas morreram durante um ataque a um hotel de Sousse. E no Kuwait, pelo menos 25 pessoas morreram e 200 ficaram feridas depois de uma explosão em uma mesquita xiita.

Com todos esses casos de violência, o Estado Islâmico tem se tornado uma das maiores ameaças mundiais. O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse que os ataques terroristas não foram coordenados.

Por causa dos constantes atentados pelo mundo foi criado um grupo, chamado de SITE Intel Group, para monitorar a ação do Estado Islâmico na internet. O grupo jihadista sunita já assumiu vários ataques, tendo, inclusive, como alvos as mesquitas xiitas na Arábia Saudita e no Iêmen.

O novo atentado contra o Kuwait, em 26 de junho, pode ter sido uma resposta dos terroristas ao emir do país, que pediu às nações muçulmanas que intensifiquem a luta contra o extremismo em 2015.