Terremotos

Por

Os terremotos, ou abalos sísmicos, são tremores de terra passageiros. Este tipo de ocorrência afeta a superfície terrestre e pode ter efeitos devastadores, dependendo da intensidade do terremoto.

Como um fenômeno natural, fica difícil prever quando a ocorrência de um terremoto será registrada. Estes abalos podem ser resultado de diversos fatores, como falhas geológicas, atividade vulcânica ou colisão de placas tectônicas.


Tipos de terremotos

Existem diferentes tipos de terremotos. Os primeiros tremores ocorrem com frequência no núcleo do planeta e só depois alcançam as placas tectônicas. Este é o tipo mais comum de ocorrência.

Outra causa do terremoto é a erupção vulcânica. Neste abalo, o magma acumulado faz com que a estrutura libere uma força comprimida. Os microtremores são um anúncio da erupção do vulcão.

Um terceiro tipo de terremoto é o chamado sismo induzido, resultante das ações humanas, direta ou indiretamente. Este tipo de terremoto acontece normalmente por causa de extrações minerais ou construções de canais aquíferos de irrigação.


Escalas de terremotos

A escala que determina a intensidade de um terremoto é a Richter, sistema de medição criado por Charles Richter e Beno Gutenberg. A partir dessa escala, é possível definir a intensidade de um terremoto em relação a forma como ele se manifesta no planeta.

Com essa escala, os pesquisadores medem a força e comparam a intensidade dos terremotos que acontecem pelo mundo. A Escala Richter é logarítmica.

O cálculo avalia a distância do hipocentro em relação ao epicentro. A menor magnitude dessa escala é a 2, que caracteriza apenas tremores; e a maior magnitude é a 9, com nível de destruição total.

Epicentro


Desastres

Muitos desastres já foram registrados no mundo por causa de terremotos. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, os terremotos afetam muito a saúde humana. Estimativas apontam que mais de um milhão de tremores de várias intensidades acontecem pelo mundo.


Confira alguns desastres da história:

Tibete – China – Um terremoto de magnitude de 8.6 foi registrado no Tibete em 1950, deixando 1500 mortos.

Sumatra – Indonésia – Outro terremoto aconteceu em 2005 em Sumatra, matando 1300 pessoas. O terremoto alcançou magnitude 8.7.

Alasca – Estados Unidos – Um terremoto de magnitude 8.7 aconteceu no Alasca em 1965. O fenômeno causou um tsunami de 10 metros de altura.

Japão – Um terremoto de magnitude 9.0 atingiu o Japão em 2011. O epicentro do tremor ocorreu a 400 quilômetros de Tóquio. O país registrou ondas de 10 metros de altura.

Leia também! Assuntos relevantes