Termos Integrantes da Oração

Os termos integrantes da oração são usados para complementar o sentido de uma oração. Estes termos são: o complemento verbal, o complemento nominal e o agente da passiva. A implementação destes termos em uma oração contribui para aprimorar sua significação e garantir um sentido completo.

Na prática, os termos integrantes da oração completam o significado do verbo ou do nome.


Entenda melhor os termos integrantes da oração:

  • Complemento verbal
  • Complemento nominal
  • Agente da passiva


Complementos Verbais

Complementam o sentido do verbo transitivo direto e do verbo transitivo indireto. Confira quais são estes complementos:

Objeto Direto – Usado para completar o sentido do verbo transitivo direto. Não exige preposição e pode ser formado por substantivo ou expressão substantivada. Exemplos: Espero-o em casa! Fiquei muito feliz ao vê-lo!

O objeto direto também pode ser acompanhado por preposição facultativa. Ele apresenta o ser que recebe a ação verbal. Pode ser um substantivo, um pronome, um numeral ou expressão substantivada.

Objeto Indireto – Usado para completar o sentido de um verbo transitivo indireto. A conexão acontece por meio de uma preposição. Exemplo: Ela precisa de sua opinião.

O complemento verbal também pode ser exposto por objeto direto preposicionado, objeto direto pleonástico, objeto indireto pleonástico, predicativo do objeto e agente da passiva.


Complementos Nominais

Esse termo da oração complementa o sentido de um nome e se conecta ao substantivo, adjetivo ou advérbio, com o suporte de uma preposição. Exemplo: Fumar é prejudicial à saúde.

O núcleo do complemento nominal leva normalmente um substantivo, mas também pode ser um pronome oblíquo. Veja: Cantar lhe era prazeroso! Nesta oração, o complemento nominal é o pronome Lhe.

O complemento pode ser uma expressão substantivada, um numeral ou um pronome.


Exemplos:

Poliana conhecia os pais dele. (o pronome dele complementa o significado da oração).

A mudança de cidade melhorou a rotina dos três. (o numeral três complementa o significado da oração).


Agente da Passiva

O agente da passiva é um complemento que aparece preposicionado e apresenta o ser que executa uma ação que é expressa pelo verbo na voz passiva. Exemplo: O professor foi orientado a lidar com os alunos com rigor. O agente da passiva neste caso é o professor.

Leia também! Assuntos relevantes