Você já conhece os Termos da Oração? Esses termos formam as orações e podem ser classificados em essenciais, integrantes e acessórios. Confira o significado de cada um deles:

Termos Essenciais da Oração – São compostos por sujeito e predicado. Eles são chamados de essenciais porque dão origem à forma básica de uma oração, ou seja, eles precisam existir. O sujeito pode estar ausente em alguns casos, mas o predicado sempre será obrigatório.

Termos Integrantes da Oração – São chamados de integrantes porque complementam algum significado entre os termos essenciais da oração. Eles são os complementos verbais, nominais e agente da passiva.

Termos Acessórios da Oração – São os termos que podem ser dispensados sem prejudicar o entendimento, mas que se fazem necessários dentro de contextos específicos. Os termos acessórios são classificados como termos de função secundária. Eles são formados por adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto.


Saiba mais sobre os Termos da Oração

Os termos da oração podem ser classificados em três categorias, como já mencionado: termos essenciais da oração (formam a base da oração), termos integrantes da oração (que completam os termos essenciais) e os termos acessórios (importantes apenas em alguns contextos). Confira mais informações:


Termos Essenciais

Sujeito: termo da oração sobre o qual se enuncia algo.

Predicado: termo que faz referência ao sujeito.


Termos Integrantes

Agente da passiva: aponta quem praticou a ação com um verbo na voz passiva.

Complemento nominal: usado para completar o sentido do adjetivo, do advérbio ou do substantivo.

Complemento verbal: completa o sentido de verbos transitivos.


Termos acessórios

Adjunto Adnominal: modifica, determina ou qualifica o substantivo.

Adjunto Adverbial: muda o sentido do verbo, do adjetivo ou do advérbio.

Aposto: explica ou enumera outro termo da oração.

Vocativo: faz referência ao interlocutor.


Dica de estudo

Os termos da oração são bastante cobrados em provas e vestibulares. Por isso, em caso de dúvidas, vale a pena fazer uma revisão com um professor de português!

Leia também! Assuntos relevantes