Teoria da Panspermia Cósmica

Teoria da Panspermia Cósmica

Por

A panspermia é uma hipótese cósmica sobre como surgiram as primeiras formas de vida na Terra. Essa teoria surgiu no século V a.C. na Grécia.
 
Segundo Anaxágoras, a ideia se baseia no fato de a vida terrestre ter sido trazida à Terra por meteoritos que vieram do espaço. Assim, as primeiras formas de vida do planeta, como a matéria orgânica e os organismos microscópicos, seriam resultado de uma viagem espacial.
 
Essa teoria voltou a ser discutida no século XIX, por Hermann von Helmholtz. Atualmente, a ideia da panspermia não tem credibilidade junto à ciência.
 
Assim, a teoria de que o planeta foi povoado por seres vivos originários de outros planetas; que chegaram aqui por meteoritos e poeira cósmica, não apresenta provas concretas.
 
Na década de 80 um meteorito foi descoberto na Antártica. Ele continha um possível fóssil de uma bactéria, fato que comprovaria a panspermia. Entretando, a veracidade do fato nunca ficou comprovada.
 
Hoje, uma nova panspermia sugere que um vírus pode ter vindo do espaço e evoluído por meio da incorporação de material genético de outros planetas.

Leia também! Assuntos relevantes