Teoria Celular

Por

A Teoria Celular foi criada pelo botânico Mathias Jakob Schleiden e pelo zoólogo Theodor Schwann, ambos alemães. Essa proposta foi lançada no século XIX, com o intuito de estabelecer o entendimento de que a célula é a unidade fundamental da vida.

Segundo essa teoria, todos os seres vivos deveriam ser formados por células. A composição celular dos seres foi confirmada após a invenção do microscópio.


Origem do termo célula

O conceito de célula foi apresentado pela primeira vez em 1665, por Hooke. O termo teve origem a partir de uma análise realizada com fatias de cortiça.

Hooke conseguiu observar apenas as paredes celulares de células mortas e, por isso, não tinha a consciência da complexidade dessas estruturas. Entretanto, a partir dessa descoberta, o estudo das células passou a ganhar relevância dentro da Biologia.

Com o passar do tempo e novos estudos sendo conduzidos, os pesquisadores começaram a entender a importância dessa pequena estrutura na composição dos seres vivos.


Base da Teoria Celular

Como já citado, a Teoria Celular é aquela que afirma que todos os seres são formados por células como estruturas essenciais. Essa é a base da Teoria Celular.

Os estudos de Schwann e Schleiden receberam complementos que deram origem à atual e moderna Teoria Celular, baseada em 3 pilares. Segundo essa ideia, a Teoria diz que:

· Todos os seres vivos são formados por uma ou mais células;

· As células são as unidades morfológicas e funcionais;

· As células surgem a partir de outra célula preexistente, o que determina os processos de divisão celular.

Obviamente, a teoria foi criada antes do avanço em relação ao conhecimento da formação de alguns seres, como os vírus, por exemplo, que são acelulares, ou seja, não possuem células.

Atualmente, a Teoria Celular constitui a base da ciência da Biologia Celular. Essa teoria estimulou importantes estudos com microscópios, que deram ao homem a real dimensão da complexidade das células.


Mathias Schleiden e Theodor Schwann

Os grandes nomes por trás da Teoria Celular são Mathias Schleiden e Theodor Schwann. O botânico alemão Mathias Schleiden apresentou a tese de que todas as plantas eram formadas por células. Cerca de um ano depois, o zoólogo Theodor Schwann concluiu que os animais também eram constituídos pelas mesmas estruturas.


Microbiologia

Após a criação da famosa teoria celular diversos pesquisadores passaram a demonstrar grande interesse pela área. Com isso, os cientistas deram início à ciência da microbiologia, área responsável por estudar todos os processos vitais das células.

A Teoria Celular também abriu o caminho para outras descobertas, como a existência de organismos unicelulares, como as bactérias, que são formadas apenas por uma célula. Outro ponto que passou a ser profundamente estudado foi a função que a célula desempenha nos seres vivos.

As atividades realizadas pelas células são responsáveis, entre outras coisas, por funções vitais para os seres vivos, como a produção de energia e a reprodução.

Leia também! Assuntos relevantes