Teorema de Stevin

O Teorema de Stevin é estudado na física e trata da variação dos líquidos e das pressões atmosféricas. Esta lei física é considerada a Lei Fundamental da Hidrostática, além de explicar o fundamento por trás do funcionamento de diversas invenções do homem, como, por exemplo, o sistema hidráulico das cidades, que utiliza caixas d'água para o abastecimento das residências e que funciona a partir da pressão.


Definição do Teorema de Stevin

O Teorema de Stevin tem como objetivo básico determinar a variação da pressão hidrostática nos fluidos. Isso significa que essa lei estuda a diferença de pressão entre dois pontos distintos de um fluido que se encontra em equilíbrio, ou repouso. Pela lei de Stevin, essa diferença entre as pressões é igual ao produto entre densidade do fluido e aceleração da gravidade. O conceito também considera a diferença de profundidade entre os pontos.

Submarino submergindo

O teorema foi formulado pelo físico e matemático de origem belga, Simon Stevin, que viveu no século XVI. Ele é considerado um nome de grande importância no campo dos estudos e pesquisas sobre a hidrostática.

A grande ideia por trás desse teorema é apresentar que a pressão de um determinado fluido depende da altura em que esse fluido está. É uma lei usada para analisar pressões atmosféricas e pressões de líquidos.

Basicamente, o Teorema de Stevin considera a diferença entre pressões em dois pontos de um fluido. O teorema permite concluir que todos os pontos localizados em uma mesma profundidade estão sob a mesma pressão, desde que o fluido em questão seja homogêneo.

Leia também: Pressão, O que é atmosfera terrestre e quais são os gases existentes?, A pressão atmosférica e os ventos - Brasil

O conhecimento baseado no Teorema de Stevin permite concluir que a pressão que é exercida por determinado fluido dentro de um recipiente será sempre uma grandeza positiva.

O Teorema de Stevin também considera pA, que é a pressão exercida pelo ar atmosférico. Ainda segundo o teorema, a diferença de pressão que é constata entre dois pontos de um fluido com perfil homogêneo e em estado de equilíbrio é apresentada pela pressão exercida pela coluna de líquido que existe no ambiente.

É possível observar a lei de Stevin por meio do experimento dos Vasos Comunicantes, no qual um líquido fica em diferentes recipientes interligados, porém com formatos distintos. Nesse experimento, notamos que, independentemente da forma do recipiente, a altura do líquido em seu interior será a mesma por causa da pressão.

Leia também! Assuntos relevantes