Teorema de Stevin

Teorema de Stevin

Sabemos que um mergulhador, à medida que aumenta sua profundidade no mar, fica submetido a pressões cada vez maiores. O teorema de Stevin permite calcular o acréscimo de pressão devido ao aumento de profundidade.

A diferença de pressão entre dois pontos de uma mesma massa fluida homogênea, em equilíbrio sob a ação da gravidade, é igual ao produto da densidade do fluido pela aceleração da gravidade e pela diferença de profundidade entre os pontos.

Vasos comunicantes
Uma das conseqüências do teorema de Stevim são os vasos comunicantes: Colocando-se um líquido em recipientes de formas e capacidades diferentes, cujas bases são ligadas entre si, observa-se que, quando o equilíbrio é estabelecido, a altura do líquido é a mesma em todos eles. Como a pressão exercida por um líquido só depende de sua altura, vemos que, se a altura de um deles fosse maior, a pressão na sua base seria maior do que na base dos outros vasos e o líquido não estaria em equilíbrio. Para que isso ocorra a altura deve ser a mesma em todos os recipientes.

O fato de um líquido tender a se nivelar em vasos comunicantes tem algumas aplicações:

- Os pedreiros, para nivelar dois pontoos em uma obra, costumam usar uma mangueira transparente, cheia de água.

- Pela mesma razão a caixa de &aaacute;gua de uma casa recebe água do reservatório da cidade sem necessidade de uma bomba elevatória.

Fonte:
http://br.geocities.com/saladefisica/conceitos/teoremastevin.htm

Leia também! Assuntos relevantes