Tenossinovite

Por

A Tenossinovite é uma doença que tem atingido muitas pessoas em razão das tecnologias que pedem a constante repetição de movimentos, como o uso prolongado do computador. Trata-se de uma inflamação da membrana que recobre o tendão.

Esta membrana tem como funções a lubrificação e a nutrição do tendão. A inflamação pode ser resultado de doenças sistêmicas, como reumatismos, doenças metabólicas, infecções, alterações hormonais e distúrbios imunológicos, ou pode ser secundária, desencadeada por traumas de repetição.

A doença é comum em trabalhadores que realizam movimentos repetitivos das mãos, como digitadores, caixas, pianistas, jornalistas, entre outros.

Os sintomas são desconforto na mão, peso no braço e dor localizada. A longo prazo, a doença também causa a diminuição da força muscular e a atrofia das mãos.

Em casos avançados a doença não tem cura, mas apenas tratamentos paliativos. O diagnóstico é feito por meio de exame físico e radiografias.

Algumas pessoas que desenvolvem a doença são obrigadas a se aposentar precocemente. Por isso, a prevenção é a melhor escolha. Procure exigir condições adequadas de trabalho!

Leia também! Assuntos relevantes