Tempo de vida da cobra cascavel

Tempo de vida da cobra cascavel

Por

A cobra cascavel é uma das mais famosas do Brasil. A espécie é perigosa e conhecida por seu chocalho na ponta da cauda.

A idade da cobra cascavel é dada exatamente pelo chocalho. Ao observar os anéis do chocalho podemos dizer quanto anos a cobra tem, pois cada anel do guizo corresponde a um ano de vida. Esse chocalho é formado a cada troca de pele da cascavel.

Em geral, a cascavel vive cerca de quinze anos. Nesse tempo, ela troca de pele três ou quatro vezes por ano, quando vivendo em cativeiro. Já as cobras que vivem na natureza podem trocar de guizos mais vezes.

Dessa forma, é possível dizer que uma cobra com nove anéis no chocalho tem provavelmente entre dois e três anos. A cascavel (Crotalus durissus) é uma serpente da família Viperidae. Ela tem hábito terrícola e noturno. A espécie é peçonhenta e tem a característica de vibrar a cauda, fazendo com que seus anéis emitam um som assustador.

O tempo de vida da serpente também vai depender muito da qualidade de sua alimentação e das condições ambientais onde o animal vive. Muitos institutos e centros de pesquisa brasileiros têm exemplares vivos de cascavel em exposição.

Leia também! Assuntos relevantes