Tecnologia social

Por

Tecnologia Social é um conceito que classifica um conjunto de técnicas, produtos e metodologias que podem ser aplicadas e reaplicadas em diversas comunidades. Estas tecnologias sociais nascem da interatividade dos grupos sociais e representam soluções para problemas e situações cotidianas, garantindo uma significativa transformação social.

A tecnologia social está sempre relacionada a uma proposta inovadora de desenvolvimento, baseada na participação coletiva. Todas as etapas da organização, desenvolvimento e implementação são trabalhadas em equipe.

Este conceito é relativamente novo, e está concentrado na disseminação de soluções eficientes para as demandas sociais, como alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde e meio ambiente. Todas as tecnologias sociais contam com a sabedoria popular e o conhecimento técnico-científico. Estas duas vertentes trabalham juntas para criar uma organização social em torno de projetos para o desenvolvimento local em escala.

Como exemplos de Tecnologia Social, podemos citar o soro caseiro, as cisternas de placas pré-moldadas, as técnicas da agricultura de subsistência, entre outros processos simples que podem solucionar algum tipo de problema social. A tecnologia social também pode ser aplicada para resolver questões sobre a demanda por água potável e alimentos.

O conceito recebeu o nome de tecnologia social por que emprega o conhecimento popular e conhecimentos técnico-científicos.

Leia também! Assuntos relevantes