Tecido Nervoso

Por

O tecido nervoso é uma importante e complexa estrutura do organismo humano. Formado por um conjunto de células nervosas, esse tecido executa relevantes tarefas no corpo humano, garantindo o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, a saúde.

O tecido nervoso é responsável pela recepção de diversos estímulos e também por apresentar uma resposta adequada a cada estímulo percebido pelo corpo através do cérebro. Esse tecido tem uma origem ectodérmica, com uma presença quase inexistente de substância intercelular.

As principais células nervosas presentes neste tipo de tecido são os neurônios e as células da glia, também chamadas de neuroglia. Os neurônios são as células nervosas que recebem e transmitem os estímulos nervosos. Essas células possuem corpo celular com dois tipos diferentes de prolongamentos: os dendritos e o axônio.

As funções do tecido nervoso incluem: o recebimento de estímulos internos e externos, o controle de algumas regiões do corpo com resposta rápida, a transformação dos estímulos em impulsos nervosos, a garantia da interação do ser humano com o meio ambiente, entre outras.

O tecido nervoso é considerado sensível e é capaz de conduzir impulsos nervosos rapidamente. Este é um dos tecidos mais especializados dos seres humanos e, por isso, seu pleno funcionamento é essencial para a manutenção da saúde e das condições motoras do homem.

Saiba mais sobre a formação do tecido nervoso e do sistema nervoso animal:

Estruturas presentes:

Neurônios – Células que são responsáveis por impulsos nervosos. Essas estruturas são altamente especializadas.

Gliócitos – Assumem a função de envolver e de nutrir os neurônios.

Nervos – Formados por fibras nervosas agrupadas em feixes. Os nervos atuam na comunicação dos centros nervosos com os órgãos receptores e efetores.

Sinapses – São regiões de conexão química entre um neurônio e outro.

Leia também! Assuntos relevantes