Tecido Epitelial

Tecido Epitelial

Por

O tecido epitelial é aquele que reveste a superfície externa do corpo humano e também suas cavidades. Esse tecido tem várias funções relevantes no organismo, e é formado por células justapostas.

Chamados também de epitélios, os tecidos não são vascularizados, ou seja, não possuem vasos sanguíneos e, consequentemente, não têm capacidade de sangramento. Suas células são nutridas por difusão, graças aos capilares que ficam no tecido conjuntivo.

O epitélio tem composição com células semelhantes e pode ser classificado de acordo com o número de células que possui, variando entre epitélios simples ou uniestratificados, epitélios estratificados e epitélios formados por única camada celular, chamados de pseudo-estratificados.

Os epitélios também podem ser classificados em pavimentosos (células são achatadas), cúbicos (células com formato de cubo) e prismáticos (células alongadas). As células epiteliais são apoiadas por uma lâmina basal.

Confira as principais funções e características do tecido epitelial:

O tecido epitelial está presente em diversas estruturas do corpo humano. Suas principais funções são: revestir as superfícies externas e os órgãos, proteger, absorver, excretar, formar glândulas (fígado, glândulas salivares e pâncreas), secretar vários tipos de moléculas e transportar moléculas ou íons entre dois compartimentos distintos. A origem do tecido epitelial pode acontecer a partir do ectoderma, do mesoderma ou do endoderma.

Outra característica importante do epitélio é que ele apresenta ótima capacidade de renovação celular. Esse tipo de tecido pode ser encontrado na córnea, na epiderme e na superfície interna dos órgãos ocos, entre eles o estômago, o pulmão, o útero feminino, a boca, o nariz, a bexiga, entre outros.

Os tecidos epiteliais também trabalham para evitar a perda excessiva de água no corpo e para impedir a entrada de organismos que possam causar doenças. Eles também realizam a troca de substâncias e a absorção de nutrientes.

Leia também! Assuntos relevantes