Taiga

Por

A taiga é um tipo de vegetação específico de regiões com alta latitude. Essa vegetação também recebe o nome de floresta boreal ou floresta de coníferas.

Outra característica típica é que esta vegetação se desenvolve em climas frios, com temperaturas polares. Os invernos nestas áreas são bastante longos e com frequentes precipitações de neve.


Onde a taiga é encontrada?

A vegetação de taiga é comum em regiões da América do Norte, da Ásia e da Europa. Essas florestas boreais são marcadas por árvores grandes, com copas coníferas e troncos retos, entre as quais se destacam os pinheiros e os ciprestes.

As árvores presentes na taiga apresentam folhas aciculifoliadas, o que significa que não acumulam a neve que cai nestas regiões. Em relação à fauna da taiga, os animais encontrados são os alces, os esquilos, as raposas, as lebres, as renas, diversas aves migratórias, entre outras espécies.


Áreas específicas de taiga no mundo

A taiga é bastante conhecida por apresentar características bem peculiares. A vegetação está presente de forma abrangente em países como Canadá, Suécia, Japão, Noruega, Finlândia e China. Nestes países de inverno rigoroso, a taiga se desenvolve porque se adaptou às temperaturas frias.

A madeira encontrada nestas florestas é extraída e utilizada como matéria-prima em diversos países do mundo, sendo uma forte fonte de recursos financeiros para a economia. Esse tipo de extração costuma ser regulamentado, a fim de garantir o manejo florestal e o reflorestamento.

Os produtos oriundos das árvores de taigas são o papel, a celulose e as próprias toras de madeira destinadas para a construção civil. O Canadá é um dos países protagonistas na produção de papel jornal a partir das florestas boreais.


Características das taigas

As coberturas de floresta boreal apresentam solos com poucos nutrientes. Nos ambientes aquáticos das taigas, a espécie mais predominante de peixe é o salmão. Entre as aves, as taigas concentram grandes populações de pica-paus e falcões.

A maior vegetação de taiga do mundo está localizada na região da Sibéria, na Rússia. Esse bioma é classificado como um dos maiores e mais importantes do planeta.

Outra característica interessante dessas florestas é que elas têm solos que descongelam durante a temporada de verão. Em relação ao clima, as taigas apresentam temperaturas que podem variar entre -54º e 21 °C. Já as elevadas latitudes estão entre 60 e 80 graus.

Leia também! Assuntos relevantes