Suor

Por

O suor humano é produzido pelas glândulas sudoríparas presentes na derme. São cerca de dois milhões de glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo humano, em regiões como órgãos genitais, rosto, palma das mãos e planta dos pés.

A glândula que produz o suor apresenta uma parte espiralada e um ducto que liga a glândula ao poro localizado na superfície da pele.

O processo de transpiração do corpo humano conta com a participação de bactérias da pele, que metabolizam proteínas e ácidos graxos do suor. A ação dessas bactérias é responsável pelo odor desagradável que o suor deixa na pele e nas roupas.

O suor é formado de água, ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Esse líquido tem a função de resfriar o corpo humano e eliminar o excesso de calor produzido pelo metabolismo e pelo esforço muscular.

O suor auxilia na manutenção da temperatura corporal. Situações de estresse e ansiedade podem aumentar a produção de suor por influenciarem no funcionamento das glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas.

Leia também! Assuntos relevantes