Subdesenvolvimento Econômico

Subdesenvolvimento Econômico

Por

O subdesenvolvimento econômico é um conceito que surgiu pós-revolução industrial, quando o mundo encontrava-se dividido entre riquezas e tecnologia e a pobreza.

O subdesenvolvimento marcou os países que desenvolviam atividades econômicas primitivas. Já o desenvolvimento era visto em nações que atuavam e investiam na indústria e nos meios de produção mecanizados.

O subdesenvolvimento econômico é visto como “um estado crônico de inferioridade encontrado em alguns países, quando comparados às nações industrializadas”. O fenômeno é visto com maior força na América Latina e na África.

O subdesenvolvimento é caracterizado pela produção centrada em produtos primários destinados à exportação, pela alta concentração da riqueza nas mãos de poucas pessoas, pela baixa renda per capita, pelas altas taxas de desemprego e subemprego e por altos índices de mortalidade e natalidade. São muitas as diferenças entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Os países subdesenvolvidos também são chamados de países de terceiro mundo. Um problema recorrente nessas nações é que seus governos, quase sempre, precisam utilizar o crédito oferecido por bancos e instituições financeiras internacionais, o que causa uma dependência externa e aumenta a dívida do país de forma exorbitante, impedindo que a nação se desenvolva.

O Brasil, por exemplo, apesar dos avanços, ainda é visto como nação em desenvolvimento por causa da grande concentração de renda e as disparidades sociais regionais.

Leia também! Assuntos relevantes