Fatos Gerais

Spas – Hotel Fazenda – Hotel Residência

Introdução
Com o extraordinário desenvolvimento do turismo e sua diversificação ocorrida nas últimas décadas, paralelamente ao encurtamento das distâncias e ao barateamento das viagens proporcionados pela evolução dos transportes, vem criando a necessidade de novos tipos de hotéis dirigidos aos nichos de mercado que vão sendo criados ou aos preexistentes. Com isso novas cadeias hoteleiras têm surgido, e as cadeias mais antigas passaram a oferecer novos produtos, visando ampliar, ou pelo menos, manter sua participação no mercado. No turismo existem muitos tipos diferentes de hotéis e pousadas, e cada uma atende a um tipo específico de viajante. Aqui iremos abranger de forma resumida alguns deles como o Hotel fazenda que podem ser situados em propriedades rurais, adaptados de antigas estruturas originais de sedes de fazendas, nas quais foram conservados aspectos históricos de ciclos, econômicos e de culturas agrícolas. Nesses casos o turista desfruta de instalações modernizadas, do cenário típico da época e de atividades programadas para um hotel, com todos os equipamentos e serviços. Voltado também à prática de atividades recreacionais campestres e contato com a natureza. O Hotel de Saúde, como os SPAs, o termo é associado ao tratamento de água que também é conhecida como a balneoterapia. Tipicamente oferecem tratamentos de saúde para diversos tipos de tratamento. A crença nos poderes curativos das águas minerais remonta aos tempos pré-históricos.

Tais práticas têm sido muito populares em todo o mundo, mas são especialmente comuns na Europa e no Japão.

E o Hotel Residência (apart-hoteis, também chamados flats services ou simplesmente flats), eles começaram a surgir no Brasil nos últimos anos da década de 1970. Eram construídos para a utilização mista, isto é, poderiam se ocupados tanto por moradores permanentes, que se utilizavam dos serviços de hotelaria ali oferecidos, quanto destinados ao aluguel temporário, como em um hotel. O flat, diferente de um hotel. Proporciona maior comodidade ao usuário, contribui com o convívio social entre hóspedes, não tem formalidade característica de um hotel e possui tarifas de diárias menores.

Spas

As sociedades contemporâneas acreditam ter descoberto os benefícios da água, mas a História diz outra coisa. Há mais de dois mil anos era já considerado um importante elemento lúdico, social e de saúde nos remotos, “SPA”. O conceito SPA tem a sua origem no uso de águas termais, no entanto com o passar do tempo estendeu-se para além destas. SPA – “saúde através da água” foi utilizado pelos antigos romanos e aplicado a banhos em fontes termais. A prática evoluiu e teve muitos adeptos nos séculos XVI e XVIII, altura em que a visita a um SPA se converteu numa prática própria dos reis e nobreza. No século XVIII os colonos conheceram a qualidade das águas termais no Estado da Califórnia.

A partir do ano de 1790 oferecia-se aí alojamento e tratamentos aos viajantes. Este pode ter sido o primeiro SPA comercial da América. Com o passar dos anos surge à procura do bem-estar: o wellness, rotulado nos anos 70 do século XX, deu lugar ao atual estilo de vida. O SPA está relacionado com os conceitos de beleza, relaxação, nutrição e toda uma gama de novas tendências relativas à qualidade de vida, respeitando sempre o elemento principal que é a água e partindo para uma quantidade de tratamentos em redor. Seja qual for a sua origem, a tradição do SPA remonta há mais de dois mil anos, permanecendo até aos nossos dias.

Quando os SPA da nova sociedade urbana tomam a antiga tradição da água, estes oferecem o relaxamento e bem-estar necessários aos nossos dias. O hotel de saúde combina as características do hotel padrão, com instalações, serviços e equipamentos hospitalares, com atendimento médico e de enfermagem em período integral. Destina-se a pacientes em convalescença e recuperação, sob observação e/ou em intenso processo terapêutico, dispondo, também, de equipamentos destinados a tratamento específicos de obesidade, desintoxicação e outros.

Hotel Fazenda

Um Hotel fazenda é um estabelecimento comercial de hospedagem localizado sempre na zona rural e destinado ao lazer, recreação, eventos, etc. Os hotéis fazenda podem ser situados em propriedades rurais, adaptados de antigas estruturas originais de sedes de fazendas, nas quais foram conservados aspectos históricos de ciclos, econômicos e de culturas agrícolas. Nesses casos o turista desfruta de instalações modernizadas, do cenário típico da época e de atividades programadas para um hotel, com todos os equipamentos e serviços. Voltado também à prática de atividades recreacionais campestres e contato com a natureza.

Também podem ser totalmente novos, construídos mais para descanso e lazer, com infra-estrutura instalada para a prática de vários esportes (piscina, quadra de tênis, campo de futebol, etc.), arborismo, cavalariças e outros elementos típicos da vida no campo. É bastante comum a utilização desta nomenclatura em hotéis com estrutura de lazer (outra categoria). No entanto, é possível verificar na bibliografia [1] sobre o tema, que o termo “Turismo Rural” aplica-se na presença de atividades rurais como atrativos do meio de hospedagem, uma vez que o tema evoca uma vivência em atividades típicas deste e que se subentende que o turista as associa ao termo.

Hotel Residência

Os hotéis residências, também conhecidos como apart-hoteis e flats, têm como cliente alvo as pessoas que precisam permanecer em determinado local um tempo relativamente longo, embora insuficiente para estabelecer domicílio, necessitam de acomodações com dimensões e outras condições que os hotéis normalmente não conseguem proporcionar a preços que possam pagar; Outros clientes em potencial são moradores permanentes da cidade (casais de idosos ou sem filhos, por exemplo), que podem pagar acomodações, serviços e preferem ficar liberados de responsabilidades e rotinas domésticas. Ele oferece todos os serviços de uma residência (limpeza, arrumação, lavanderia…), atendendo a hóspede em médios e longos períodos. Cobram aluguel em geral por semana completa. Serviços de alimentação parcial, apartamentos com cozinha e serviços de recepção. Típicos dos grandes centros. Tem apartamentos com área total pouco maior do que as dos apartamentos standart dos hotéis e têm características que os aproximam dos apartamentos residenciais comuns. Em vez do vestíbulo de entrada com armário, quarto de dormir e banheiro, os apartamentos dos hotéis residenciais costumam apresentar pequena sala de estar com kitchenette, hall de distribuição, banheiro e um ou mais quartos. As características que distingue os hotéis residências vêm se alterando nos últimos anos, e alguns dos novos empreendimentos do gênero vem adquirindo graus de sofisticação e complexidade que os tornam cada vez mais semelhantes aos demais hotéis. Seus apartamentos resumem-se aos conjuntos vestíbulo-quarto-banheiro, em nada diferenciado dos apartamentos de hotéis.

Os hotéis residências só veio para o Brasil nos últimos anos da década de 1970. Eles eram construídos para utilização mista, pois a legislação brasileira não permitia aos condomínios a prática de atividade comercial, os proprietários de unidades habitacionais que quisessem explorar a atividade de locação hoteleira juntavam-se em uma nova empresa, em geral uma sociedade em conta de participação para a exploração comercial, rateando os resultados da operação em si. A partir da década de 1980 grandes empresas construtoras identificaram no lançamento de prédios com características de apart-hotel um grande potencial de vendas. Diversos empreendimentos foram lançados nas principais cidades do Brasil, sempre com grane sucesso na venda das unidades habitacionais.

Bibliografia
http://www.infoescola.com/saude/spa/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hotel-fazenda
http://pt.wikipedia.org/wiki/Spa

Texto enviado via e-mail – Daiana – 09/04/2011 às 18:45.