Solos Contaminados

Solos Contaminados

Por

As principais atividades responsáveis pela poluição do solo são a pecuária, a agricultura e a indústria.

A contaminação do solo é extremamente perigosa para a saúde do homem, pois é da terra que tiramos boa parte dos alimentos que consumimos e é nos lençóis freáticos que temos grande parte da água potável do mundo.

O solo é composto de matéria mineral, matéria orgânica, água e oxigênio. Quando qualquer substância tóxica atinge o solo, automaticamente ela irá poluir a água e os alimentos.

A poluição do solo se dá pelo acúmulo de produtos tóxicos, materiais radioativos e químicos. A ação é fruto das atividades humanas.

Hoje, as atividades mais prejudiciais aos solos são: a atividade agrícola, a pecuária e a atividade industrial. A contaminação do solo pode resultar em problemas de saúde pública.

Esse tipo de contaminação pode ser causado pelo uso de pesticidas, pela infiltração de água contaminada, pelo despejo de combustíveis, pelo acúmulo e descarte irregular de lixo e por agrotóxicos.

A poluição do solo pode causar várias doenças ao homem e provocar mudanças na geologia e hidrologia de toda uma região. Os principais riscos à saúde dizem respeito à contaminação por ancilostomose (amarelão), teníase e verminoses, câncer, danos ao desenvolvimento cerebral de crianças, problemas neurológicos, leucemia, leptospirose e cólera.

Os agentes nocivos lançados ao solo também podem ser absorvidos e acumulados pela vegetação e transmitidos à fauna e à flora.

Leia também! Assuntos relevantes