Solo e nossa saúde

Solo e nossa saúde

Por

A conservação do solo afeta diretamente a saúde humana.
A qualidade do solo está diretamente relacionada à nossa saúde. Isso acontece porque consumimos produtos agrícolas e carnes de animais que estão em contato com a terra.

Nossa saúde depende do pasto, da grama, dos lençóis freáticos e de tudo mais que esteja ligado ao solo. Diante disso, notamos a importância de cuidar bem da terra, evitando o uso de pesticidas nas plantações e prevenindo todo e qualquer tipo de contaminação do solo.

Podemos chamar de solo a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são muito importantes para os produtores rurais, pois significam o seu sustento e o sustento de toda a sua família.

Atualmente, são muitas as degradações ao solo, como a poluição, as queimadas, a contaminação de lençóis freáticos, as alterações ambientais, o lixo, o esgoto, os agrotóxicos, os materiais tóxicos, etc. É preciso consciência de que as áreas de cultivo de alimentos estão se tornando escassas e degradadas, e que futuramente isso pode comprometer a produção mundial de alimentos e levar a uma fome ainda mais generalizada, principalmente em países que hoje já sofrem com esse problema no continente Africano.

A conservação do solo é fundamental para o futuro da humanidade. É preciso entender de uma vez por todas que cuidar do solo é cuidar da saúde. Afinal, a nossa alimentação depende das áreas cultivadas de alimentos.

A preservação do solo também é importante, pois ele é o habitat de muitos organismos. Além disso, a qualidade do solo pode afetar diretamente a saúde do homem quando este entra em contato com solo contaminado por produtos tóxicos, na contaminação da água, e na ingestão de alimentos contaminados, principalmente por metais pesados e agrotóxicos.

O solo é saudável quando é capaz de manter seu equilíbrio biológico e quando possibilita a saúde animal e vegetal. O planeta necessita de medidas urgentes de preservação e recuperação de áreas degradadas, e esse trabalho envolve cada um de nós!

Leia também! Assuntos relevantes