Situação Atual da Líbia

Situação Atual da Líbia

Por

Depois de confrontos sangrentos caiu a ditadura de Muamar Khadafi na Líbia. O ex-governante está desaparecido. Porém, a situação no país ainda é complicada. Depois da vitória dos rebeldes, ou seja, da força anti-Khadafi, o objetivo é conseguir manter o poder e evitar que os apoiadores de Khadafi não consigam obter uma força representativa. O líder do Conselho Nacional de Transição, Mahmoud Jibril, disse que “ a batalha ainda não acabou e que os políticos que se formam no novo cenário líbio devem ficar unidos”.

O grande problema pode estar entre a disputa de poder entre os próprios vitoriosos no conflito. Jibril pediu que seus aliados não comecem com “jogos uns contra os outros” antes que as forças de Khadafi estejam totalmente derrotadas.

"Esta é uma fase em que temos que nos unir e ficar juntos. Assim que a batalha tiver terminado (...) o jogo político pode começar”, disse Jibril à toda imprensa internacional.

O líder do Conselho até ameaçou renunciar ao cargo se disputas internas atrapalharem o trabalho político no país."Se nós descobrirmos que não estamos em terreno comum, então eu recuarei", afirmou ele.

As buscas por Khadafi continuam firmes. O Tribunal Internacional de Haia pediu ajuda à Interpol para encontrar o ex-ditador. Kadhafi, seu filho e o ex chefe de inteligência do seu regime devem ser julgados e condenados por crime contra a humanidade.

Leia mais:
Conflito na Líbia em 2011

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes