Sistema Tegumentar

Sistema Tegumentar

Por

O Sistema Tegumentar nada mais é do que a pele humana. O tegumento é formado por duas camadas distintas: a epiderme e a derme.

A epiderme é um epitélio multiestratificado, formado por várias camadas de células. A camada mais interna é chamada de epitélio germinativo, composta por células que se multiplicam continuamente.

A superfície da pele é repleta de terminações nervosas que captam estímulos térmicos, mecânicos e de dor, como os Corpúsculos de Paccini, que captam estímulos vibráteis e táteis; os Discos de Merkel, que sentem o tato e a pressão; e as Terminações nervosas livres, que são sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e táteis.

Nas camadas inferiores da epiderme encontramos os melanócitos, células que produzem melanina, pigmento que dá origem à cor da pele.

Já a derme, está localizada sob a epiderme. Trata-se de um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sangüíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas.

Na derme se encontram o músculo eretor de pêlo, as fibras elásticas, as fibras colágenas, os vasos sangúíneos e os nervos.

Leia também! Assuntos relevantes