Sistema Colonial Europeu

Sistema Colonial Europeu

Por

O Sistema Colonial Europeu foi baseado na exploração e no povoamento. Esse sistema se desenvolveu principalmente na América, entre os séculos XVI e XVIII.

Tudo começou com as grandes navegações de Portugual e Espanha. A motivação para explorar novos territórios surgiu a partir de interesses do mercantilismo, em busca de capital, produtos e de colônias.

A exploração colonial teve basicamente dois tipos: as colônias de povoamento e de exploração. Entenda:

Colônia de Povoamento – Aconteceu principalmente na América do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos e no Canadá. Tinha uma organização econômico-social e não buscava explorar as riquezas, mas sim estabelecer um novo lar, com semelhanças às origens européias.

Colônia de Exploração – Foi predominante na América do Sul. Era baseada na mão de obra escravista e na monocultora. As colônias de exploração eram dependentes da Metrópole. Como exemplos de colônia de exploração podemos citar Brasil e Haiti. As colônias da América do Sul exploravam pau-brasil, açúcar, café, minérios e outros recursos naturais.

A economia colonial buscava suprir as necessidades econômicas do capitalismo europeu. O mercantilismo e o acúmulo de capitais foram os dois principais conceitos do desenvolvimento da colonização.

Leia também! Assuntos relevantes