Simão Bolívar

Por

Simão José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios Ponte-Andrade y Blanco nasceu em Caracas, em 24 de julho de 1783. Ele foi um líder político e militar venezuelano, e participou das guerras de independência da América Espanhola.

Simão Bolívar é considerado um herói revolucionário na América Latina. Ele foi um líder importante na Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela. Na infância e adolescência, Bolívar estudou com vários tutores. Em 1797, ele ingressou como cadete no Batalhão de Milícias de Blancos de los Valles de Aragua.

Em 1799, viajou para a Espanha para estudar História, Literatura, Matemática e Francês. Nesta época, ele se casou com María Teresa Rodríguez del Toro y Alaysa.

Em 1806, Bolívar conheceu os primeiros movimentos em favor da independência da Venezuela. Em janeiro de 1807, ele viajou para Charleston, nos Estados Unidos.

Em 1810, foi enviado para a Inglaterra em uma missão diplomática. Em 1813, Bolívar liderou a invasão da Venezuela e foi proclamado El Libertador.

Simão Bolívar foi um homem à frente de seu tempo e viveu ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, deixando uma extensa obra de pensamentos e escritos. O líder revolucionário morreu em 17 de dezembro de 1830, aos 47 anos de idade, vítima de tuberculose.

Leia também! Assuntos relevantes