Senai

Por

O Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, é uma instituição privada que se dedica à educação e à formação profissionalizante no Brasil. A entidade brasileira é de interesse público, sem fins lucrativos e está fora da Administração Pública, atuando dentro do terceiro setor.

O Senai forma profissionais para 28 áreas industriais, com cursos técnicos e tecnológicos e programas de capacitação profissional. O objetivo da entidade é garantir a qualificação e o aperfeiçoamento de profissionais para a atuação na indústria nacional.

O Senai foi criado no dia 22 de janeiro de 1942, filiado à Confederação Nacional da Indústria (CNI). A instituição já teve alunos ilustres, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em São Paulo, o Senai surgiu no dia 28 de agosto de 1942. Dois líderes industriais foram importantes para a consolidação do Senai como instituição de ensino: Euvaldo Lodi e Roberto Simonsen, presidentes da CNI e da FIESP.

Atualmente, existem 738 unidades operacionais do Senai em todo o Brasil. A entidade forma trabalhadores em mais de 25 áreas, como Mineração, Manutenção de Aeronaves, Edificações, Instalações Industriais, Petróleo, Alimentos e Montagem Mecânica.

O Senai também tem entidades especiais, como o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT), o Centro de Tecnologias do Gás (CTGás), a Faculdade de Tecnologia de Campo Grande, o Centro de Tecnologia de Polímeros (CETEPO) e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC).

Leia também! Assuntos relevantes