Savanas

Por

As savanas são áreas com vegetação específica que são encontradas em várias regiões do planeta. A savana tem uma vegetação predominante de gramíneas, árvores esparsas e arbustos isolados.

As savanas são áreas de transição entre bosques e prados. Esse bioma é típico das regiões de clima tropical com estação seca, e pode ser encontrado em diferentes ecossistemas.

Existem savanas tropicais e subtropicais, que são biomas localizados em latitudes tropicais e subtropicais nos cinco continentes. Nessas áreas a água é escassa, o solo é fértil e a concentração de árvores é bem pequena. Como exemplos, temos as savanas da África.

Também existem as savanas temperadas, que possuem um clima de verão húmido e inverno seco. Outro exemplo são as savanas mediterrâneas, biomas localizados em latitudes médias, com clima mediterrâneo.

Em seguida, temos as savanas pantanosas, que são ecossistemas localizados em regiões tropicais. Por fim, temos as savanas montanhosas, que ficam em altitudes elevadas e abrigam muitas espécies endêmicas. O cerrado brasileiro também é um tipo de savana.

Leia também! Assuntos relevantes