Salvador Dalí

Por

Salvador Dalí foi um grande mestre da pintura surrealista. Ele nasceu no dia 11 de maio de 1904, na cidade de Figueres, na Espanha.

Salvador Domenec Felip Jacint Dalí Domenech era filho de Salvador Dalí i Cusí e de Felipa Domenech. A família do artista pertencia à classe média espanhola.

Salvador Dalí estudou educação artística na Escola de Desenho Municipal. Esse foi o primeiro passo de uma carreira bem sucedida na arte.

Dalí é conhecido por suas pinturas surreais, com imagens bizarras, como sonhos ou alucinações. Além disso, o trabalho de Dalí é lembrado pela excelente qualidade plástica.

Com seu jeito extravagante de trabalhar, Salvador Dalí se tornou popular na Espanha e em toda a Europa. A primeira exposição do artista aconteceu no Teatro Municipal de Figueres, em 1919.

Em 1922, o pintor se mudou para Madri, onde estudou na Academia de Artes de San Fernando. Dalí era um homem de personalidade forte e estilo exêntrico. Ele era apontado nas ruas de Madri por causa de seus cabelos compridos, seu bigode engraçado e suas calças até os joelhos.

Os primeiros quadros do artista apresentavam características do cubismo e do dadaísmo. Em Madri, Dalí se tornou amigo do poeta Federico García Lorca e do cineasta Luis Buñuel e passou a viver uma vida de boêmia.

Em 1926, o artista foi expulso da Academia de Artes, mas continuou trabalhando e sofrendo influências de artistas como Pablo Picasso e Miró.

Em 1929, Dalí fez exposições e se juntou a um grupo surrealista de artistas. Em 1934, Dalí se casa com a russa Gala.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Dalí e Gala se mudam para os Estados Unidos. Depois de oito anos, eles voltam para a Catalunha, onde viveram o resto da vida.

Em 1960, Dalí passou a se dedicar ao Teatro-Museu Gala Salvador Dalí, em Figueres. Ele trabalhou nesse projeto até 1974.

Depois da morte de sua esposa Gala, em junho de 1982, Dalí ficou deprimido. Em 1984, ele tenta colocar fogo em seu próprio quarto, mas acaba se salvando do acidente.

Dalí viveu confortavelmente durante seus últimos anos de vida. O artista acabou morrendo de pneumonia e falha cardíaca no dia 23 de janeiro de 1989, em Figueres, na Espanha. Ele foi sepultado no átrio principal de seu teatro-museu.

As principais obras do artista são: A Persistência da Memória, Sofá-lábios de Mae West, A Tentação de Santo Antônio, Telefone Lagosta, entre outras.

Duas importantes coleções de Salvador Dalí podem ser vistas em Saint Petersbourg, na Flórida, nos Estados Unidos, e no Teatro-Museu Gala Salvador Dalí, em Figueres, na Espanha.

Leia também! Assuntos relevantes