Salga processo de conservação

Salga processo de conservação

Por

A salga é um processo utilizado para a conservação de alimentos. Esta técnica é feita à base de sal, uma substância que tem a capacidade de absorver umidade e, por isso, é eficiente para aumentar a durabilidade de alimentos.

O processo da salga também fornece aroma e sabor aos alimentos. O objetivo da salga é reter a água do produto, mantendo a maciez e a qualidade dos alimentos. O sal e outras substâncias são utilizados em alimentos enlatados e em conserva para reduzir o tempo de processamento térmico.

A técnica da salga é bastante antiga, tendo sido usada pelos romanos para conservar peixes, azeitonas, camarões e queijos. Atualmente, esta técnica ainda é empregada para conservar anchova, presunto, arenque, bacalhau, carnes, chucrute e queijos.

A salga impede o desenvolvimento de microorganismos, e é especialmente indicada para carnes. Quando o sal absorve a umidade dos alimentos, ele cria uma condição favorável para evitar a proliferação de bactérias. Alguns tipos de salga podem conservar os alimentos por anos.

O processo da salga foi muito utilizado para conservar carnes durante as guerras revolucionárias. Hoje, esta técnica perde espaço para o sistema de refrigeração e congelamento de alimentos.

Leia também! Assuntos relevantes