Saiba o que é Arte Rupestre

A arte rupestre consiste no conjunto de pinturas, desenhos e inscrições feitas no período pré-histórico. Este tipo de manifestação artística é encontrada principalmente em rochas de grande porte e no interior de cavernas.

A arte rupestre é, nos dias de hoje, um dos principais e únicos recursos disponíveis para o estudo do homem pré-histórico, já que essas obras fornecem informações e dados de extrema importância para a compreensão do desenvolvimento cultural deste período.


Principais Características da arte rupestre

As pinturas rupestres eram feitas, principalmente, com os seguintes materiais: pigmentos de terra colorida ou de plantas, saliva, argila, pedaços de carvão e sangue de animais. Os desenhos costumavam representar animais selvagens, pessoas caçando, homens e mulheres, símbolos abstratos e plantas. Além disso, as representações do dia a dia também eram muito comuns: com pinturas sobre rituais, caças, danças e assim por diante.


E como as pinturas rupestres eram feitas?

Simples: com as próprias mãos ou com pincéis “adaptados”, já que eles eram confeccionados a partir dos pelos dos animais.


Desenhos Rupestres na caverna


Quando tudo começou?

As principais manifestações artísticas do homem pré-histórico são datadas de mais de 40 mil anos atrás. Estima-se ainda que, atualmente, existem algo como 400 mil sítios com representações de pinturas de arte rupestre.


Locais famosos

A caverna com arte rupestre mais famosa do mundo está localizada em território francês. A “Lascaux”, como foi denominada, foi descoberta recentemente por um grupo de adolescentes, mais especificadamente, em 1940.

Desde então, muitos são os arqueólogos e historiadores que a visitam para descrevê-la e estudá-la. Há algum tempo a caverna fechou para visitação, uma vez que as fotografias tiradas pelos turistas poderiam causar danos às pinturas naturais. Estima-se que elas tenham sido feitas há mais de 17 mil anos.


Existe arte rupestre em nosso país?

Sim! É possível encontrar manifestações da arte rupestre em alguns lugares específicos do nosso país. São eles:

  • Em Cariris Velhos, na Paraíba;
  • No Parque Nacional Sete Cidades e Parque Nacional da Serra da Capivara (ambos no estado do Piauí);
  • Nos sítios Peruaçu e Lagoa Santa, ambos em Minas Gerais;
  • Em Rondonópolis, no Mato Grosso.

Leia também! Assuntos relevantes