Roupas típicas região sudeste

Roupas típicas região sudeste

Por

A região sudeste do Brasil é formada pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Nesses estados, a cultura é muito rica e diversificada.

Todos os aspectos do comportamento e das tradições do sudeste do Brasil têm forte influência de portugueses, indígenas, africanos e de outras nacionalidades europeias. Essa influência está presente em especial nas músicas, nas roupas, nas festas e nos pratos típicos da região.

As principais manifestações que influenciam a cultura e as vestimentas da região sudeste são o samba, o sertanejo, os congados, reisados, lundus e a música caipira.

As roupas típicas da região sudeste contam com o traje caipira, presente nas festas de rodeio. Essa roupa tem a calça jeans, a fivela, a bota, o chapéu, a camisa xadrez e o cinto como itens fundamentais.

As roupas da região sudeste também são influenciadas pelo clima e pelo aspecto econômico. Em São Paulo, capital, as pessoas se vestem de uma maneira mais formal. É muito comum que as pessoas se impressionem com o estilo sofisticado, moderno e elegante de se vestir dos moradores da capital paulista.

Em Minas Gerais, as roupas têm um aspecto mais rural, descontraído e simples, principalmente nas cidades do interior do Estado. No Espírito Santo, as pessoas se vestem com roupas mais leves em cidades litorâneas, como Vitória, a capital do Estado.

No Rio de Janeiro, as roupas também são mais leves e descontraídas por conta do clima quente e das praias. Na região serrana do Estado, como em Petrópolis e Teresópolis, as roupas são mais fechadas e pesadas por causa do clima.

Leia também! Assuntos relevantes