Roupas de Escravos

Roupas de Escravos

Por

Na época da escravidão no Brasil os escravos viviam em senzalas, um tipo de habitação coletiva sem condições de vida. Os negros eram tratados como mercadorias e eram obrigados a trabalhar nas grandes fazendas dos senhores de escravos.

Dentro das senzalas, os escravos tinham apenas um estrado com esteiras, pequenos cobertores e travesseiros de palha. A vestimenta dos escravos também era bastante simples. No período da escravidão o Brasil tinha muitas manufaturas de algodão que faziam roupas destinadas aos negros.

As roupas dos escravos eram feitas com um tecido grosso. O vestuário era basicamente composto de calças, camisas e um tipo de colete para os homens. Já para as mulheres, as roupas eram saia e blusa de chita ou cretone.

Os escravos que trabalham no campo estavam sempre vestidos com roupas velhas por causa da exposição ao Sol e à chuva. Para os escravos domésticos, que eram escolhidos pela beleza, os senhores direcionavam roupas limpas e de qualidade, principalmente para as mucamas.

De uma forma geral, as roupas dos escravos eram feitas com tecidos de algodão. Alguns trabalhadores rurais também recebiam um tipo de chapéu. Para as noites mais frias do ano, os escravos vestiam um poncho de tecido grosso.

Leia também! Assuntos relevantes