Rotações

Por

A rotação é todo movimento que um astro ou objeto faz em torno de seu próprio eixo. O movimento de rotação é bastante conhecido e está presente em várias ações do cotidiano.

O movimento de rotação mais conhecido do mundo é o deslocamento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, o movimento de rotação. A rotação do planeta Terra dura 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos, e determina a alternância entre o dia e a noite.

O movimento de rotação da Terra tem uma velocidade de 1.666 quilômetros por hora. Essa velocidade é encontrada pela divisão do perímetro da Terra (40.000 quilômetros) pelo tempo da rotação (cerca de 24 horas).

No cotidiano, o movimento de rotação pode ser visto em várias atividades, como no movimento de uma bicicleta ou na rotação de uma moeda. Entenda:

Moeda em rotação – Uma moeda pode ser colocada em rotação quando aplicamos uma força em uma de suas extremidades e a fazemos girar em torno do próprio eixo.

Movimento de uma bicicleta – A força do pé sobre o pedal estimula a transmissão do movimento de rotação para as rodas traseiras da bicicleta. Isso caracteriza um movimento de rotação das rodas.

Carros em movimento - O motor dos carros são responsáveis pelo mecanismo de locomoção dos veículos. No motor, os pistões se movimentam graças à explosão provocada pelas velas. Os pistões se movimentam de cima para baixo, colocando o virabrequim do motor em rotação. Esse movimento é transferido para as rodas dos veículos.

Leia também! Assuntos relevantes