Geografia

Rochas

As rochas são definidas como agregados sólidos, formados por minerais ou mineraloides. Em nosso planeta, a camada externa e sólida é formada por rochas, e recebe o nome de litosfera.

As diferentes rochas da Terra são estudadas por uma ciência chamada de petrologia, uma área específica da geologia. As rochas têm características peculiares. Elas precisam ter volume suficiente para serem classificadas como rochas.

Mais sobre as classificações das Rochas

As rochas podem ser classificadas a partir de sua composição química, sua estrutura e também por sua textura. De acordo com o processo de formação, as rochas podem ser magmáticas, sedimentares ou rochas metamórficas.

Magma

Algumas rochas são formadas a partir do magma. Essas rochas recebem o nome de magmáticas. Elas são o resultado da solidificação do magma na crosta terrestre ou surgem por meio de erupção vulcânica.

Sedimentares

As rochas sedimentares são compostas por sedimentos e compressão de sedimentos. Fragmentos de outras rochas também são responsáveis pela formação desses sólidos. Alguns exemplos de rochas sedimentares são a ardósia, o arenito e a argila.

Metamórficas

São rochas que se formam a partir de uma rocha original, como resultado da interferência da temperatura e da pressão.

Formação das Rochas

As rochas são naturais e podem ser formadas a partir de diversos minerais ou substâncias orgânicas.

O ciclo das rochas

A Terra tem um ciclo das rochas, que possibilita a transformação desses sólidos. Um desses processos de transformação é o intemperismo, caracterizado pela desagregação das rochas pela água, calor, vento e seres vivos.

Existe também o intemperismo biológico, acompanhado pela decomposição das rochas a partir da ação de bactérias, fungos, etc.