Robert Jemison Van de Graff (1901 - 1967)

Robert Jemison Van de Graff (1901 - 1967)

Por

Robert Jemison van de Graaff nasceu em Tuscaloosa, Estados Unidos, no dia 20 de dezembro de 1901. Ele foi um físico e trabalhou na famosa Universidade de Princeton e também no MIT.

Formado na Universidade do Alabama, onde recebeu o título de Bacharel em engenharia mecânica, Graaff se dedicou a diversos estudos na área de exatas. Ele estudou em Paris entre os anos de 1924 e 1925, e entrou para a Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde se formou em física e recebeu seu doutorado.

Graaff foi um entusiasta dos experimentos relacionados à física nuclear. Em 1929, van de Graaff voltou para os Estados Unidos e começou a trabalhar no Laboratório de Física Palmer, na Universidade de Princeton, no Estado de Nova Jersey.

Ele foi responsável por construiur o primeiro modelo de gerador eletrostático, conhecido como gerador de Van de Graaff. Ele também contribuiu para o desenvolvimento do raio X e o uso da radiação no tratamento do câncer.

Em 1945, Van de Graaff passou a atuar na criação de um acelerador de partículas no MIT. Em 1947, ele recebeu a Medalha Duddell da Sociedade de Física da Grã-Bretanha.

Van de Graaff trabalhou como professor do MIT até 1960. Robert Jeminson Van de Graaff morreu em 16 de janeiro de 1967, em Boston, aos 65 anos de idade.

Leia também! Assuntos relevantes