Biografias

Robert Jemison Van de Graff (1901 – 1967)

Robert Jemison van de Graaff nasceu em Tuscaloosa, Estados Unidos, no dia 20 de dezembro de 1901. Ele foi um físico e trabalhou na famosa Universidade de Princeton e também no MIT.

Formado na Universidade do Alabama, onde recebeu o título de Bacharel em engenharia mecânica, Graaff se dedicou a diversos estudos na área de exatas. Ele estudou em Paris entre os anos de 1924 e 1925, e entrou para a Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde se formou em física e recebeu seu doutorado.

Graaff foi um entusiasta dos experimentos relacionados à física nuclear. Em 1929, van de Graaff voltou para os Estados Unidos e começou a trabalhar no Laboratório de Física Palmer, na Universidade de Princeton, no Estado de Nova Jersey.

Ele foi responsável por construiur o primeiro modelo de gerador eletrostático, conhecido como gerador de Van de Graaff. Ele também contribuiu para o desenvolvimento do raio X e o uso da radiação no tratamento do câncer.

Em 1945, Van de Graaff passou a atuar na criação de um acelerador de partículas no MIT. Em 1947, ele recebeu a Medalha Duddell da Sociedade de Física da Grã-Bretanha.

Van de Graaff trabalhou como professor do MIT até 1960. Robert Jeminson Van de Graaff morreu em 16 de janeiro de 1967, em Boston, aos 65 anos de idade.