Ritmo musical da região sudeste

Ritmo musical da região sudeste

Por

A região sudeste do Brasil tem capitais que apresentam uma vida agitada, grande desenvolvimento econômico e também muita cultura típica, resultado do encontro de pessoas vindas de vários Estados e países. O sudeste brasileiro é muito musical e conta com ritmos marcantes e contagiantes, entre eles o samba, o pagode, o funk e a bossa nova.

O samba é um dos ritmos mais tradicionais do sudeste, e está presente principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro durante o carnaval das escolas de samba. Outro ritmo consolidado no sudeste é o chamado pagode, uma variação do samba que surgiu na década de 1980. O pagode é marcado por características simples, como o choro, o romantismo e o andamento fácil de acompanhar.

No Rio de Janeiro, um ritmo forte e que se consagrou nas comunidades é o funk. O movimento do funk carioca já lançou grandes sucessos nacionais e até internacionais.

Outro ritmo clássico do sudeste do Brasil é a Bossa Nova, que se consolidou no Rio de Janeiro e ganhou o mundo. A música da Bossa Nova também é uma derivação do samba, com influência do jazz americano. O ritmo surgiu no final da década de 1950.

Leia também! Assuntos relevantes