Richard Nixon

Por

Richard Milhous Nixon nasceu em Yorba Linda, Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 9 de janeiro de 1913. Ele foi o 37º presidente dos Estados Unidos, e governou entre os anos de 1969 e 1974. Nixon foi o único presidente a renunciar ao mandato do governo norte-americano.

Antes de chegar ao posto de presidente da nação, o político atuou como representante e senador pelo estado da Califórnia, e como vice-presidente no governo de Dwight Eisenhower.

Nixon era filho de Francis A. Nixon e Hannah Milhous Nixon. Aos doze anos de idade, ele foi diagnosticado com tuberculose e acabou proíbido de praticar esportes. O político teve uma adolescência difícil, mas sempre demonstrou aptidão para a oratória e para a vida pública.

Em 1953, Nixon foi eleito vice-presidente dos Estados Unidos. Em 1960, ele perdeu as eleições para o democrata John Kennedy na disputa presidencial, mas voltou a se candidatar pelo Partido Republicano em 1968, vencendo a eleição e chegando ao poder.

Nixon foi o presidente responsável por negociar a retirada das forças dos Estados Unidos da Guerra do Vietnã. Ele foi contrário ao comunismo, lutou contra a inflação, reduziu gastos públicos e controlou os preços e os salários. No dia 9 de agosto de 1974, Richard Nixon renunciou ao cargo em razão do escândalo Watergate.

O político morreu no dia 22 de abril de 1994, aos 81 anos de idade. Seus restos mortais estão sepultados na Richard Nixon Library and Birthplace, em Yorba Linda, Condado de Orange, na Califórnia.

Leia também! Assuntos relevantes