Revoluções Burguesas

Revoluções Burguesas

Por

As Revoluções Burguesas englobam todos os processos de manifestações e conflitos históricos que foram colocados em prática para consolidar o poder econômico da burguesia. Todas as revoluções burguesas aconteceram com o objetivo de elevar a burguesia ao poder.

Essas revoluções aconteceram ao longo dos séculos XVII e XVIII. Durante esse processo histórico, a burguesia se tornou uma classe social revolucionária para acabar com as monarquias totalitárias, as colônias de exploração e para por fim à ordem feudal.

As revoluções burguesas também serviram para fortalecer o capitalismo. As principais Revoluções Burguesas foram: as Revoluções Inglesas do século XVII, a Revolução Francesa, a Independência dos EUA e a Revolução Industrial. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas revoluções:


As Revoluções Inglesas
Aconteceram durante os séculos XVI e XVII. A burguesia buscava acabar com o Estado Absolutista e sua interferência nos assuntos econômicos. Essa classe social desejava que fosse colocado em prática o desenvolvimento do capitalismo.

Nas revoluções inglesas, a burguesia defendia a liberdade comercial e criticava o absolutismo inglês. Na ocasião dessas revoluções, a burguesia inglesa já estava em processo de pleno enriquecimento.

As duas principais revoluções foram: a Revolução Gloriosa e a Revolução Puritana. Ambas queriam garantir a supremacia da burguesia, por meio do controle do Parlamento. Essas revoluções colocaram fim ao absolutismo monárquico na Inglaterra.



A Revolução Francesa
A revolulçao francesa aconteceu num momento de grandes transformações econômicas, políticas e sociais na França, nos séculos XVII e XVIII. O movimento era contra o Estado Absolutista e o Mercantilismo. A revolução foi impulsionada pelo movimento chamado de Iluminismo.

Os revolucionários exigiam mais liberdade econômica, e criticavam o mercantilismo e o pacto colonial. A burguesia buscava o poder político na França.



Independência dos Estados Unidos
O movimento de Independência dos Estados Unidos uniu as treze colônias inglesas na América do Norte contra a monarquia britânica. Os conflitos foram crescentes e ameaçavam o domínio e a exploração da metrópole inglesa sobre suas colônias.

O movimento teve grande participação popular, principalmente entre a burguesia colonial que queria mais liberdade comercial. O conflito levou e levou à independência dos Estados Unidos em 4 de julho de 1776.



Revolução Industrial
A Revolução Industrial aconteceu entre 1760 e 1840. O processo de transformação dos métodos de produção levaram à expansão do capitalismo e ao enriquecimento da burguesia.

Essa revolução teve início no Reino Unido e depois chegou à Europa Ocidental e aos Estados Unidos. A Revolução Industrial foi um divisor de águas na história da humanidade.

Essa revolução resultou na mudança econômica e social da sociedade e na mecanização dos meios de produção.

Leia também! Assuntos relevantes