Revolução Neolítico

Revolução Neolítico

Por

O homem pré-histórico evoluiu gradualmente, com amplo desenvolvimento de habilidades importantes ao longo do período Paleolítico. Com a construção de um conhecimento físico e técnico, o homem primitivo foi capaz de melhorar sua qualidade de vida no planeta ao longo dos anos.

No caso dos ancestrais paleolíticos, havia uma condição de vida nômade, buscando sempre o melhor ambiente para se viver. No entanto, com a chegada do período neolítico, o homem passou a habitar e se fixar em regiões da Terra onde havia abundância de vegetação e água.

O Período Neolítico, que aconteceu há cerca de dez mil anos, foi marcado por grupos de humanos já bem evoluídos nos quesitos habilidade e raciocínio. Estes homens primitivos já sabiam diferenciar e escolher suas fontes de alimentos, construíam pequenas embarcações e fabricavam seus próprios utensílios. Esse momento foi de intensa transformação na vida do homem pré-histórico.

A chamada Revolução Neolítico teve as primeiras técnicas de cultivo agrícola e aumentou a oferta de alimentos, fazendo com que o homem não precisasse mais se deslocar para encontrar fontes de alimentação. Por isso mesmo, a Revolução Neolítico também ficou conhecida como “Revolução Agrícola”.

Essa transformação aconteceu inicialmente na região do Rio Nilo, nos atuais territórios da Síria e do Iraque. Depois, com o maior aprimoramento das técnicas agrícolas, as mudanças foram incorporadas em todo o planeta.

Para os estudiosos, a Revolução Neolítico foi um marco para a evolução da humanidade. Esse termo foi criado pelo arqueólogo australiano Gordon Childe, como forma de caracterizar a transição do nomadismo para a sedentarização do homem na Pré-História.

No Período Neolítico, as sociedades tinham condições de armazenar alimentos e se fixar em uma mesma região. Além disso, houve uma evolução cultural, o início da domesticação de animais e um aumento significativo da população, com a criação das primeiras cidades.

Os principais cultivos do Período Neolítico foram de trigo, cevada, lentilha, ervilha e vagem. Em relação à domesticação dos animais, o homem passou a criar cães, porcos, ovelhas, vacas, galinhas e cabras.

Leia também! Assuntos relevantes