Revolução Bolchevique

Revolução Bolchevique

Por

Resumo sobre a Revolução Bolchevique.
A Revolução Bolchevique, também chamada de Revolução Russa, aconteceu em 1917. O fato foi resultado de uma série de acontecimentos que marcaram a história da Rússia.

O contexto histórico da Revolução Bolchevique foi marcado por uma dura luta de classes. De um lado estavam os operários, de outro estava o Estado Czarista.

A revolução começou em fevereiro de 1917 e se estendeu até outubro, mês em que houve efetivamente a Revolução Bolchevique, na qual o Partido Bolchevique assumiu o poder estatal.

Durante a tomada do poder do Estado pelo Partido Bolchevique a Rússia se tornou socialista. A revolução aconteceu num momento em que o país vivia um processo de industrialização nos centros urbanos, mas também passava por graves problemas econômicos, políticos e sociais.

A insatisfação que resultou na revolução começou durante o governo de Nicolau II. Os operários, que eram explorados e ganhavam baixos salários, se revoltaram contra as condições do país.

Nesse contexto, as ideias socialistas se tornaram fortes entre os trabalhadores, resultando numa grave crise política, com diversas greves gerais e passeatas. Assim, os bolcheviques alcançaram grande influência no país, levando Lênin ao poder.


Na Rússia havia um partido chamado Partido Operário Social-Democrata (POSDR) que acabou se dividindo em dois, devido aos princípios marxistas, dando origem a duas novas expressões: bolcheviques e mencheviques, que puderam ser apresentadas no segundo realizado em Londres no ano de 1903.

Os bolcheviques eram a maioria dos participantes do POSDR e é pelo fato de ter sido a maior parte do antigo partido que receberam esse nome. Bolcheviques provém da palavra russa bolscinstvó que significa: maioria. Os Bolcheviques estavam sob o comando de Vladimir Lênin e, no partido Bolchevique muitas lideranças políticas foram surgindo devido a influência de ideais revolucionários que tinham interesse na reforma da sociedade russa.

Os bolcheviques acreditavam na revolução socialista, na ditadura do proletariado com a união dos camponeses e operários, ou seja, acreditavam em uma sociedade controlada pelos próprios trabalhadores.

Já o segundo grupo do partido POSDR ficou conhecido por mencheviques, pela origem da palavra russa, menscinstvó que significa: minoria. Os mencheviques acreditavam em um socialismo mais moderado, que deveria ser introduzido no país logo após o amadurecimento do capitalismo em terras russas. Os principais líderes dessa parte do partido eram: Gheorghi Plekhanov e Iulii Martov.

O partido Bolchevique foi formado por intelectuais e pequenos-burgueses, do Congresso de 1903 até 1917 quando aconteceu a Revolução de Outubro. Neste período os bolcheviques atuaram de maneira clandestina para difundirem uma ação revolucionária que se ia contra as leis estabelecidas pelo czar.

O Czar Nicolau II acaba incluindo a Rússia na Primeira Guerra Mundial devido a má administração cada vez mais criticada, devido as condições sociais cada vez mais deterioradas no país. Muitas manifestações ocorreram no país onde era exigido a abdicação do czar e a nomeação de um governo provisório que dividiria o poder com o Soviete de Petrogrado. Um acordo que resultou em caos e mais confusões, resultando em pontos positivos para o Partido Bolchevique que era contra o envolvimento da Rússia na Guerra e ainda, exigia sua retirara imediatamente.

Em Outubro, os Bolcheviques conseguem derrubar o governo provisório russo, instalam o regime socialista, retiram-se da guerra e ainda iniciam um novo país completamente diferente da Rússia Imperial: A União das Repúblicas Socialistas e Soviéticas em outras palavras URSS que teve a frente a PCUS, um partido comunista que tinha ligação com o grupo bolchevique.

Leia também! Assuntos relevantes