Reumatismo

O reumatismo é um termo não-específico para problemas médicos que afetam o coração, ossos, articulações, rins, pele e pulmões. O estudo e intervenções médicas de tais desordens é chamado reumatologia.

O termo reumatismo ainda é usado na linguagem coloquial e contexto histórico, mas não é mais freqüentemente utilizado na literatura médica; seria justo dizer que não há mais qualquer desordem chamada simplesmente "reumatismo". O termo tradicional cobre vários problemas diferentes incluindo pelo menos 200 condições médicas.

Um vasto número de medicamentos à base de ervas tem sido recomendado para reumatismo. A medicina moderna reconhece que as diferentes desordens chamadas reumatismo têm causas distintas e requerem tratamentos específicos. A maioria das fontes que lida com reumatismo tende a focar na artrite. Porém, "reumatismo não-articular" pode causar a mesma quantidade de desconforto e dificuldades.

As principais desordens reconhecidas como reumatismo incluem:
* Osteoartrite.
* Artrite reumatóide.
* Febre reumática.
* Dor nos ombros.
* Dor no pescoço.
* Dor nas costas.
* Fibromialgia.
* Espondilite anquilosante.
* Artrite psoriática.
* Lupus eritematoso sistêmico.
* Polimialgia reumática.
* Tenossinovite.
* Capsulite.
* Bursite.


Embora essas desordens provavelmente tenham pouco em comum em termos de epidemiologia, elas compartilham duas características: causam dor crônica (embora as vezes intermitente) e são difíceis de tratar.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/reumatismo.html

Leia também! Assuntos relevantes