Retículo Endoplasmático

Retículo Endoplasmático

Por

O retículo endoplasmático está localizado no interior das células. Existem dois tipos de retículos: o retículo endoplasmático rugoso (RER) e o retículo endoplasmático liso. Essas estruturas desempenham papéis importantes no organismo.

O retículo endoplasmático rugoso apresenta sacos achatados e membranas com aspecto verrugoso. Já o retículo liso tem estruturas membranosas tubulares e superfície lisa.

O retículo endoplasmático faz parte de uma rede de distribuição de substâncias no interior da célula. Ele apresenta bolsas com líquidos, hormônios e lipídios.

O retículo endoplasmático é uma organela exclusiva das células eucariontes. A estrutura foi descoberta em 1945, pelo citologista belga Albert Claude. O retículo fica no interior do citoplasma e está relacionado à síntese de proteínas e lipídios.

De uma forma geral, os retículos atuam na desintoxicação celular e no transporte intracelular de substâncias. Os retículos endoplasmáticos presentes nas células do fígado têm a função de absorver substâncias tóxicas e destruí-las para que não causem problemas ao organismo.


Assista a Vídeo-aula sobre o Retículo Endoplasmático.


Já o retículo das células hepáticas atuam para eliminar o álcool, os resíduos de medicamentos e outras substâncias que ingerimos e que podem ser nocivas para o organismo.

Leia também! Assuntos relevantes