Responsabilidade social

Responsabilidade social

Por

O conceito de responsabilidade social é muito utilizado em empresas e organizações políticas e filantrópicas. Esse conceito está relacionado à contribuição que as empresas e organizações podem dar voluntariamente para a sociedade.

A responsabilidade social está atrelada principalmente ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável. O conceito é muito importante para o marketing e a gestão das empresas modernas.

As organizações que trabalham com a responsabilidade social são admiradas e têm mais respeito dentro dos mais variados setores da sociedade. Dentro desse conceito está o objetivo de criar projetos que não estejam voltados apenas para o interesse dos empresários, mas que também promovam boas atitudes para colaboradores, para a comunidade, para os clientes e para a sociedade em geral.

O conceito de responsabilidade social apresenta dois níveis: o nível interno e o nível externo. O nível interno está relacionado aos trabalhadores, e o nível externo está relacionado às consequências das ações da empresa sobre o meio ambiente.

A responsabilidade social vai ao encontro das expectativas e necessidades dos cidadãos. O termo responsabilidade social surgiu efetivamente nos Estados Unidos, na década de 50.

Atualmente, existem vários tipos de responsabilidade social, como a Responsabilidade Social Corporativa, a Responsabilidade Social Empresarial e a Responsabilidade Socioambiental.

Leia também! Assuntos relevantes