Renascimento ou Classicismo

Renascimento ou Classicismo

Por

O humanismo revelou a nova posição do ser humano diante das novas realidades econômicas e sociais que ocorreram nos séculos XV e XVI, no mesmo período em que surgiu uma nova classe social que tornou-se conhecida como Burguesia. Essa nova classe tornou-se mais forte durante o período do Renascimento, época de grandes mudanças econômicas, culturais e políticas que aconteceram nos séculos XVI e XVII.

Essas mudanças trouxeram sérias e profundas transformações na sociedade, como por exemplo, o estabelecimento do capitalismo que trouxe novas relações de trabalho, sendo mais priorizado no comércio que obteve maior atenção, também introduziu novos interesses como por exemplo, o dinheiro e a valorização das cidades, algo que não havia na idade medieval. Também foi nessa época que invenções e melhoramentos no trabalho começaram a ser acrescentados.

Nesse período também aconteceu uma crise de ordem religiosa, a igreja católica teve que enfrentar os protestantes de Martinho Lutero que possuía o apoio burguês. Ainda foi durante esse período histórico que o homem ousou e perpetrou grandes descobrimentos se desvencilhando dos dogmas pregados pela igreja.

Nesse período a imprensa foi criada, o que ajudou na divulgação e circulação de escritos que traziam uma cultura até então escondida na mente de seus criadores. Houve também, Copérnico com sua formulação do heliocentrismo que, para quem não sabe, é a teoria que afirma que o sol é o centro do universo, e também houve Galileu com a confirmação do movimento duplo do planeta Terra.

Esses descobrimentos e ciências, foram responsáveis por levar o poder feudal para o desmoronamento, o que possibilitou uma necessidade de um novo plano político, social e econômico. Algo que podem ser vistos claramente nas expressões artísticas desse período.

Leia também! Assuntos relevantes